quinta-feira, março 17, 2005

Refração


Link: http://www.tramavirtual.com.br/artistas/refracao

Qualidade de gravação muito boa e da banda de modo geral também.
Nota-se ouvindo as duas músicas do site se tratar de uma banda entrosada... que toca direitinho.
As letras tratam sobre sentimentos, um bom tema pois as músicas estão sempre atuais.
Apesar de se classificarem no site como Rock - Grunge, eu considero o estilo de Refração bem mais um POP/ROCK... alias, bem mais POP. Em "Sem Você", somente em violão e voz, e muito boa voz diga-se de passagem, pra mim traz um pouco o estilo de algumas baladas pop de Jota Quest por exemplo.
"O Tempo Passou" (gostei muito dessa música) traz um pouco da influência Grunge mas também é bem pop, e não há nada de errado em ser pop pois esse formato de música que Refração faz é de fácil aceitação no mercado. É só fazer bem feito.

Só uma pequena comparação, em "O Tempo Passou" me lembrou muito a banda Reação em Cadeia e o vocal também me lembra um pouco o vocal do Creed.

É isso ae.
Muita dedicação, sorte e sucesso pros meninos da Refração.


Image Hosted by ImageShack.us Pizani

terça-feira, março 15, 2005

Pasta Russa


Link: http://www.tramavirtual.com/pasta_russa

Música eletrônica com uma pequena dose de Jazz, Blues e por ae vai. Em um estilo despretencioso, os garotos da Nice Guy Eddie (guitarrista e baixista, respectivamente), dão uma pincelada em um som base, que serve para descontrair. As batidas tornam-se meio repetitivas após algum tempo, mas serve como laboratório para melodias mais elaboradas. Excelente material de estudo para os músicos, mas que talvez não devesse chegar às mãos do público. Algo como "onde a banda pode melhorar". Expor isso talvez não seja uma boa idéia, justamente por criar expectativas sobre o som da banda, o que pode gerar uma certa dissonância cognitiva em seus fãs. Particularmente gostei da brincadeira.

Image Hosted by ImageShack.us Snake Ice

segunda-feira, março 14, 2005

Princípio Ativo


Link: http://bandaprincipioativo.com.br

Muito músico de talento junto, músicas tenicamente bem elaboradas, e um vocal muito seguro tudo isso junto é receita de uma boa banda e de boa música certo ? A resposta parece óbvia a princípio mas não é, lembra do Pink Floyd com solos intermináveis e marásmicos por vezes, o movimento punk-rock mostrou que não eram necessários mais do que alguns acordes e alguns riffs em uma música para se dar bem no mundo do rock, antes disso é necessário atitude, passar uma idéia, imprimir personalidade. Mas voltando à banda de hoje, os solos de guitarra do Princípio Ativo beiram o exibicionismo, ouvir as músicas deles me levou a crer que eles estão mais preocupados em mostrar que sabem tocar bem do que em fazer música. Virtuose reunida não é sinônimo de boa música. A maioria das músicas é instrumental, não sei se eles ainda estão por colocar a voz nelas mas enfim, as duas músicas que são cantadas remetem-nos aos anos 80, um som que já passou, teve sua vez e lugar, não creio que se relançassem Roupa Nova (que era uma ótima banda) hoje em dia eles fariam o sucesso de outrora. Sendo mais sintético, vocês têm muita capacidade isso é fato inegável, mas acredito que vocês devessem empregá-la de forma mais original, mais criativa, dar vazão às suas idéias em um estilo, se não original, mais contemporâneo o trabalho de vocês de hoje me parece um disperdício de talento.

Iluminação a vocês, sorte
e muito sucesso

[]s

Image Hosted by ImageShack.us Werther